Os Povos Recolectores da Península Ibérica

Escolhi este tema porque me fala como era a vida antigamente, fala como é que as pessoas se alimentavam, como se defendiam dos animais e como sobreviviam naquele tempo…

Depois também comecei a entusiasmar-me e cada vez a tentar saber mais. A seguir, vim a saber que os recolectores são aqueles que apanham directamente da natureza tudo o que necessitam para se alimentarem, também sei que eles para se entreterem gravavam e pintavam animais, e cenas de caça nas cavernas onde se abrigavam.

Mais à frente, vimos também como é que eles se defendiam dos animais, com lanças, machados, utensílios de pedra e muitas mais armas fabricadas por eles.

Para se protegerem do frio aproveitavam as peles dos animais que matavam para se alimentarem e cobriam-se com elas.

Para os iluminar, para cozinhar para se protegerem dos animais e mesmo para se aquecerem mais um bocado o homem aprendeu a utilizar o fogo, que previamente aprendeu a atear, e a melhorar as formas de o conseguir, entre elas usando um utensílio de madeira ou duas pedras a raspar uma na outra.

Por fim, começamos a aprender com é que eles se alimentavam. A sua alimentação consistia em frutos silvestres, ovos das aves que iam recolher aos ninhos, mel, folhas, raízes, estes povos não conheciam a agricultura e eram nómadas

Adorei este tema!

Cláudio nº 12 5ºC